O sistema de águas de Ouro Preto


Ouro Preto tem cerca de 20 chafarizes, a maior parte deles no distrito sede. Eles fazem parte do sistema público de distribuição de água na antiga Vila Rica. Sim, os chafarizes trazem muito da história de Ouro Preto. Eles podem ser vistos em uma caminhada simples pelo centro histórico de Ouro Preto.


A construção dos chafarizes de Ouro Preto remonta às décadas de 1740 a 1760. No período, Vila Rica era a capital da Capitania de Minas Gerais. Pode ser uma simples bica d'água com ornamentação simples, como é o Chafariz da Rua das Flores, ou, ainda, uma construção grande e muito ornada, como o Chafariz dos Contos, o propósito era o mesmo: os chafarizes eram responsáveis pelo abastecimento de água de uma cidade que não tinha água encanada.


A construção dos chafarizes da cidade era de responsabilidade do Senado da Câmara, que lançava editais de arrematação. Os trabalhos eram conduzidos seguindo o chamado "risco", o projeto técnico. Na composição artística dos chafarizes de Ouro Preto, podem ser vistos elementos barrocos tradicionais, esculpidos, em geral, em itacolomito. Colunas, volutas, rocalhas, carrancas, busto e outros elementos eram utilizados na ornamentação das peças.


Em 2016, em uma obra do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) das cidades históricas, os chafarizes de Ouro Preto foram restaurados. Na foto, o Chafariz do Pilar, que fica ao lado da Matriz do Pilar, no centro histórico de Ouro Preto.



Foto: Leonardo Homssi

2 visualizações

Cervejaria Ouropretana LTDA | CNPJ: 16.745.318/0001-31 | 

R. Nossa Senhora das Mercês, 55  - Cachoeira do Campo - Ouro Preto/MG - CEP35410-000

contato@ouropretana.com.br  / 31. 98818-0646

© Todos os direitos reservados. 2020

  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram

É proibida a venda de bebidas alcoólicas

para menores de 18 anos