top of page

Afinal, o que é cerveja artesanal?



O termo "cerveja artesanal" se popularizou nos últimos anos entre os apreciadores da boa cerveja. A produção artesanal chegou no Brasil nos anos 1990 e está em fase de amadurecimento. Nos EUA e países europeus, a prática já está bem consolidada.


Há muita discussão sobre o que de fato pode ser considerada cerveja artesanal. Para alguns o processo de fabricação das cervejas artesanais está focado na qualidade do produto, além da produção ser em microescala e sem a presença de equipamentos avançados.


Outros consideram como artesanal todos aqueles produtos, independente da escala de produção, que priorizam a qualidade e, normalmente, contam com o acompanhamento de um mestre cervejeiro, ou seja, um profissional responsável por garantir que os atributos especiais da bebida se mantenham em todas as etapas.


Existe ainda o termo "cerveja especial", que é mais amplo e prioriza como principal característica a qualidade da bebida, independente do tamanho da produção.


O crescimento do mercado de cervejas artesanais no Brasil resultou na criação da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (ABRACERVA), criada em 23 de outubro de 2013.



Texto: Douglas Oliveira (sob supervisão de Aline Monteiro Homssi)

Foto: Leonardo Homssi

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page