top of page

Copos e taças para cerveja




Há quem diga que cada cerveja deve ser degustada em uma taça ou copo apropriado: assim como os vinhos, cada recipiente proporcionaria a melhor forma de se aproveitar as nuances de cada bebida. Nós acreditamos que os copos ou taças podem, sim, fazer a sua experiência ser melhor. Porém, também temos certeza de não é por falta do copo considerado ideal que você deve deixar a cerveja de lado. Por isso, falamos de copos, taças e canecas utilizados no mundo cervejeiro e o motivo deles serem adequados a cada estilo de cerveja. Adequados, mas não obrigatórios.


Copo Lager: como o próprio nome sugere, esse copo foi pensado para a degustação das cervejas da família Lager. A boca do copo costuma ser mais larga do que a base, e o corpo costuma ser alongado. Os dois fatores contribuem para que a espuma se mantenha por um maior período de tempo, o que é necessário, já que as cervejas desse tipo possuem maior carbonatação.


Copo Pint: este copo costuma ter uma medida específica: 568ml na Inglaterra e 473ml nos Estados Unidos. A boca larga é ideal para sentir os aromas da cerveja. É indicado para IPA’s, Stout e Bitter IPA.


Taça Pokal ou Footed Glass: é um dos mais populares para degustar cervejas, considerado um coringa para vários estilos. A haste ou pé para sustentação é característica. O estreitamento da boca, em relação ao corpo da taça, colabora para a retenção dos aromais mais voláteis. É indicado para cervejas mais carbonatadas.


Caneca (Mug ou Stein): tradicionalmente, as cervejas eram degustadas em canecas (mugs, em inglês, ou stein, em alemão - podem ter tampas). As canecas são um dos símbolos dos festivais Oktoberfest. São recomendadas para os estilos Marzen, Vienna Lager, Bitter e Pilsen. Além disso, são perfeitas para apreciar um bom chopp. O volume das canecas pode variar. A que pode conter até um livro de cerveja é chamada de Mass.


Copo Weizen: feito para se degustar as cervejas de trigo, ressaltando a coloração e a beleza delas. Costuma ser mais cumprido, para que a bebida seja servida toda de uma vez, trazendo toda a levedura que se encontra no fundo da garrafa.


São muitos os estilos de copos, taças e canecas para se degustar cerveja. É importante que estejam limpos (qualquer impureza pode afetar o comportamento da bebida) e permitam que você possa apreciar a cor, a espuma, o aspecto geral e os demais aspectos sensoriais de sua cerveja favorita.


Em nossa loja online você encontra modelos de copos e taças com a marca Ouropretana: loja.ouropretana.com.br/copos-e-acessorios



Texto: Douglas Oliveira (sob supervisão de Aline Monteiro Homssi)

Foto: Leonardo Homssi

106 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page