top of page

O teor alcoólico da cerveja


O teor alcoólico é um dos dados importantes para quem degusta e para quem produz cerveja. O padrão de medida do teor alcoólico é o de álcool por volume, medido com a porcentagem de mililitros de álcool contidos em um litro da bebida. Essa medida é chamada de abv (alcohol by volume) ou apv (álcool por volume). A medida é mais comum no Brasil e na Europa. Nos Estados Unidos, usa-se o app (alcohol by weight), que mede o percentual de álcool por peso.


A maioria das cervejas tem teor alcoólico entre 2 e 7%. Há receitas que têm maior quantidade de álcool por volume. A nossa Ouropretana Amburana Brown Porter, por exemplo, tem 8,2% de teor alcoólico, a mais alta que temos. Já as Ouropretana Golden Lager, Ouropretana Pale Ale e Ouropretana Amber Lager têm o teor mais baixo da nossa carta: 4,6%.


A legislação brasileira diz que o teor alcoólico deve estar explícito no rótulo das cervejas, assim como o número de registro no MAPA e as informações da empresa produtora. As que têm menos de 0,5% são consideradas "sem álcool", e não precisam indicar o valor exato no rótulo. Porém, devem trazer a inscrição "Cerveja sem álcool".


A concentração mais baixa de álcool na cerveja intensifica a percepção sensorial da bebida. Uma cerveja com concentração alcoólica mais alta pode mascarar sabores e sensações olfativas.



Foto: Leo Homssi

4.230 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page