top of page

Oktoberfest



Você sabe a origem do maior festival germânico que tem como principal elemento a cerveja? Vamos te contar um pouco da história desse evento que se espalhou pelo mundo com os imigrantes alemães.


A Oktoberfest (“Festa de Outubro”) teve origem na cidade de Munique, no sul da Alemanha, quando o rei Ludwig I se casou com a princesa Teresa von Saxe-Hildburghausen, em 12 de outubro de 1810. As comemorações tiveram corridas de cavalo, desfiles, muita comida e muitas bebidas. A continuidade da festa, ano após ano, aconteceu por iniciativa dos próprios moradores da cidade. O local é sempre o mesmo, o parque Theresienwiese, batizado com esse nome em homenagem à noiva.


Inicialmente, regada a chopp e vinho, o festival só adotou a cerveja como principal elemento por volta de 1918. Atualmente, a festa acontece em Munique entre os meses de setembro e outubro e atrai cerca de seis milhões de visitantes, que consomem aproximadamente sete milhões de litros de cerveja.


Oktoberfest no Brasil

As cidades que receberam imigrantes alemães costumam festejar a Oktoberfest. No Brasil, o festival teve início em 1978, na cidade catarinense de Itapiranga. A festa de Blumenau é a mais famosa do País. Teve início em 1984 e reúne em torno de setecentos mil visitantes, que consomem 530 mil litros de cerveja. A festa brasileira é considerada o segundo maior festival Oktoberfest do mundo, perdendo apenas para o original.



Texto: Douglas Oliveira (sob supervisão de Aline Monteiro Homssi)

Foto: Leonardo Homssi

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page