Cachoeira do Campo: onde estamos



Que a nossa fábrica fica em Ouro Preto, vocês já sabem. Mas nem todas as pessoas sabem que estamos em um distrito da cidade, chamado Cachoeira do Campo. O maior distrito de Ouro Preto fica a 18km da sede do município, e é cortado pela Rodovia dos Inconfidentes. O distrito teve sua povoação iniciada pelo bandeirante Fernão Dias Paes, o famoso "caçador de esmeraldas", enquanto percorria terras mineiras. O período histórico da passagem do desbravador por aqui é entre os anos de 1674 e 1675. A história também diz que o primeiro morador da localidade foi o aventureiro Manuel de Mello, em 1680.


Em 1700, Cachoeira do Campo passou a receber muitos moradores. Isso porque, na data, houve uma grande fome na região de Vila Rica. O clima do distrito favorecia a produção de alimentos, ao contrário do terreno acidentado da sede de Ouro Preto. O distrito também foi palco de dois importante momentos da história mineira: a Guerra dos Emboabas, de 1708, que terminou com a instauração da Capitania de São Paulo e das Minas do Ouro no ano seguinte; e a chamada Sedição de Vila Rica (1720), que completa 300 anos em 2020. A Sedição de Vila Rica foi um dos mais marcantes movimentos de enfrentamento à Coroa Portuguesa, com a cobrança do quinto, imposto aos mineradores. Felipe dos Santos, um dos líderes da revolta, foi preso em Cachoeira do Campo, em frente à Matriz de Nossa Senhora de Narazé (está que vocês veem na foto que ilustra este post). A Sedição culminou com a separação entre São Paulo e Minas, como duas capitanias independentes.


Além da Matriz de Nossa Senhora de Nararé, Cachoeira do Campo tem outros tesouros arquitetônicos e também naturais, que merecem posts só pra eles. E também tem muita história para contar, sobre a cavalaria de Minas Gerais e sobre as bandas de música tão características das cidades do interior mineiro.


O distrito também é famoso pelas jabuticabas. O clima local favorece o plantio da fruta, que é encontrada em quase todos os quintais. O período de outubro a dezembro é sempre rico em jabuticabas, que são vendidas in natura ou em tipos variados de preparo, como bolos, biscoitos, geleias, molhos e licores. Nós aproveitamos as jabuticabeiras centenárias que cercam a nossa fábrica e produzimos cervejas sazonais com a fruta. A última foi uma Sour com Jabuticaba que fez muito sucesso nas torneiras da nossa Loja da Fábrica, em Ouro Preto.



Foto: Leo Homssi

5 visualizações

Cervejaria Ouropretana LTDA | CNPJ: 16.745.318/0001-31 | 

R. Nossa Senhora das Mercês, 55  - Cachoeira do Campo - Ouro Preto/MG - CEP35410-000

contato@ouropretana.com.br  / 31. 98818-0646

© Todos os direitos reservados. 2020

  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram

É proibida a venda de bebidas alcoólicas

para menores de 18 anos