top of page

Duas igrejas matrizes, sim!



A formação urbanística de Ouro Preto se deu por arraiais, que cresceram e se juntaram, formando Vila Rica. Os dois principais arraias foram o de Antônio Dias e o do Ouro Podre. O arraial do Antônio Dias tem como igreja principal a Matriz de Nossa Senhora da Conceição.


Conta a história que a igreja primitiva foi construída pelo bandeirante Antônio Dias e dedicada a Nossa Senhora da Conceição. A construção atual foi iniciada em 1727, sob responsabilidade de Manuel Francisco Lisboa, mestre de obras bastante famoso na região, também conhecido por ser o pai de Antônio Francisco Lisboa, o mestre Aleijadinho.


A fachada é bem característica da arquitetura do barroco mineiro da primeira metade dos anos 1700. Em seu interior, é possível ver três fases da arte barroca brasileira. Manuel Francisco Lisboa é considerado o autor também da decoração interna da igreja, do que é chamado de nave. Além do altar principal, dedicado a Nossa Senhora da Conceição, há oito altares laterais, na nave.


Tanto Manuel Francisco Lisboa como Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, estão enterrados dentro a Matriz de Nossa Senhora da Conceição. O artista está sob o altar de Nossa Senhora da Boa Morte.


Desde 1968, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição abriga o Museu Aleijadinho, que reúne obras do grande artista do barroco mineiro, como os quatro leões de Eça, a imagem de roca de São Francisco de Paula e os bustos de São Tomás de Aquino, Santo Antônio de Pádua, São Francisco Boaventura e Venerável John Duns Scot. Há, também, outras obras e peças do período barroco do século XIX. Em 2007, o Museu passou por revitaização museográfica.


A Matriz está em processo de restauro. A parte estrutural já foi concluída, e os elementos artísticos estão ainda sendo trabalhados. Não há previsão de reabertura. O Museu Aleijadinho está fechado, seguindo o protocolo de combate ao coronavírus.



Foto: Leonardo Homssi

136 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page