top of page

Feirinha de Pedra Sabão



A Feirinha de Pedra Sabão é um dos símbolos de Ouro Preto. Situada no Largo do Coimbra, a feirinha reúne peças de artesãos do município, com destaque para as em pedra sabão. As peças artesanais são produzidas na sede e nos distritos, com destaque para o distrito de Santa Rita de Ouro Preto, famoso pela extração, beneficiamento e artesanato com esta matéria-prima.


O artesanato em pedra sabão é bastante característico da região de Ouro Preto, sustentando várias gerações de artesãos. A produção vai desde peças artesanais que são pequenas lembranças da visita à cidade até a utensílios para cozinha, como as famosas formas de pizza e as panelas que preservam os alimentos quentes por mais tempo.


A partir de setembro, a Feirinha de Pedra Sabão volta a funcionar, de acordo com a Onda Amarela do Programa Minas Consciente. Durante seis meses, a Feirinha esteve fechada, seguindo os protocolos de saúde pública. A reabertura está seguindo uma série de normas, para preservar a saúde dos vendedores e artesãos, e tão do público que vai escolher uma bela peça em pedra sabão para levar para casa ou para presentear.


Com a nova configuração, a Feirinha de Pedra Sabão passa a ter uma entrada única e também uma saída única. Para entrar, recomenda-se que os visitantes tenham a temperatura aferida. O uso de máscaras é obrigatório, tanto para os feirantes como para os visitantes. O álcool 70% está disponível para higienização das mãos em todas as barracas. A aglomeração deve ser evitada. Assim, serão distribuídas 75 senhas de entrada por dia.


A Feirinha de Pedra Sabão funciona diariamente, das 9h às 19h.


Foto: Leo Homssi

192 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page