top of page

Itacoloquê?


O nome "Itacolomi" tem origem na língua tupi. O termo itá, que significa "pedra", se juntou a kunumĩ, que significa "menino". Há quem diga que o termo significa "menino de pedra", ou "pedra criança", ou "pedra menina". A formação rochosa pode sugerir um adulto e uma criança, lado a lado. A formação rochosa tem 1.772 metros de altitude.


Conta-se que uma expedição à região retornou a São Paulo com pedras bem escuras. Na capital paulista, descobriu-se que elas não eram pedrinhas comuns, mas ouro de aluvião revestido de óxido de ferro. O que se sabia é que o local em que as pedras haviam sido encontradas era próximo a um pico com uma pedra alta, como um adulto, e outra menor, como uma criança, o nosso Pico do Itacolomi. Em 1698, a Bandeira de Antônio Dias finalmente chegou ao local e teve início a ocupação do que, mais tarde, seria Ouro Preto.


O poeta mineiro Belmiro Braga retratou em uma poesia a relação do ouro de Minas Gerais com o minério de ferro também muito presente no Estado:


O ouro e o ferro do Brasil (Belmiro Braga)

Guarda o Brasil nas entranhas

Riquezas tais e tamanhas

que, em palavras mortais, 

grande sábio estrangeiro, 

num conceito verdadeiro, 

disse de Minas Gerais:


- No meu juízo não erro

se lhe avalio o tesouro:

- Dentro em seu peito de ferro

palpita um coração de ouro 

Os marianenses gostam de dizer que o Pico do Itacolomi fica, mesmo, é em Mariana. E é verdade. O Parque do Itacolomi perpassa os dois municípios, e a região do pico pertence à vizinha de Ouro Preto. Porém, de Mariana, a visão que se tem é outra. Tanto que do território, ocupado dois anos antes da região de Vila Rica, não foi possível perceber que a formação rochosa do Itacolomi era o marco dos bandeirantes para o encontro do ouro.



Foto: Leonardo Homssi

98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page