top of page

O estilo India Pale Ale



Por aqui nós já falamos sobre as divisões que existem no mundo das cervejas, passamos pelas duas principais famílias (Ale e Lager) e mostramos os estilos que pertencem a cada uma (se você perdeu esse post, clique aqui para ler). Um dos estilos de cerveja cheio de curiosidades é a India Pale Ale (IPA), criado na Inglaterra.


A história mais contada sobre sua concepção é que, na época da colonização da Índia pelos ingleses, ainda no século XVII, as viagens entre os dois países durava cerca de quatro meses. Pela precariedade do armazenamento, em várias ocasiões as cervejas enviadas para os soldados britânicos chegavam à Índia estragadas.


Foi nessa época que George Hodgson teve a ideia de adicionar mais lúpulo a fórmula da cerveja Pale Ale. Servindo como conservante, o ingrediente aumentava a validade da bebida. Muitas incertezas cercam essa história e, por isso, outras versões dão conta que o motivo seria o clima quente da Índia.


O que sabemos é que, pelo fato de terem uma quantidade maior de lúpulo em sua composição, as IPA’s ganharam características marcantes. O amargor acentuado e a refrescância são traços que destacam esse estilo, além do teor alcoólico mais elevado.

A personalidade das IPAs ganhou o gosto de muitos apreciadores, o que resultou em sub-estilos em diversas localidades, cada uma com características próprias, mas que compartilham da mesma potência presente na IPA original:

  • Session IPA

  • English IPA

  • American IPA

  • Imperial IPA


Na Cervejaria Ouropretana, produzimos a IPA Maracujá, receita criada em parceria com a Experimentoo Beers, e a Ginger IPA.



Texto: Douglas Oliveira (sob supervisão de Aline Monteiro Homssi)

Foto: Leonardo Homssi


57 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page