O dia 12 de outubro é cheio de significados para o brasileiro em geral. Para os católicos, é o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Também é o Dia das Crianças (de todas as idades), o Dia do Agrônomo e o Dia Nacional da Leitura. Não podemos esquecer que é o dia em Cristóvão Colombo chegou à América. Mas em Ouro Preto, o dia 12 de outubro é sempre lembrado pela comemoração do aniversário da Escola de Minas.
Fundada em 12 de outubro de 1876, pelo cientista francês Claude Henri Gorceix, a Escola de Minas partiu de um pedido do imperador Dom Pedro II. José Murilo de Carvalho, autor do livro "A Escola de Minas de Ouro Preto: o peso da glória", publicado em 2002, afirma que a criação da Escola de Minas se deu por motivos ideológicos, e não econômicos. Na época, a economia brasileira era mais cafeeira do que minerária. A principal sede da Escola de Minas foi no prédio do Palácio dos Governadores, da Praça Tiradentes.
A chamada "Festa do 12" comemora o aniversário da Escola de Minas e homenageia professores, funcionários e ex-alunos em datas específicas, como 5, 10, 50 e até 70 anos de formatura. É o período em que os ex-alunos retornam a Ouro Preto para confraternizar com os colegas e moradores das repúblicas. As festas - tanto a oficial, com baile de gala e cerimônias, como as festas nas repúblicas - são privadas, destinadas apenas a convidados.
Em 1969, a Escola de Minas se uniu à Escola de Farmácia de Ouro Preto na criação da Universidade Federal de Ouro Preto, a UFOP. O prédio da Praça Tiradentes abrigou por muitos anos os cursos de Engenharia e até chegou a receber alunos do curso de Artes Cênicas. Hoje, nele funciona o Museu de Ciência e Técnica, que está temporariamente fechado, devido à pandemia da Covid-19. A Escola de Minas foi transferida para o campus Morro do Cruzeiro.
Foto: Leonardo Homssi
Comentários