top of page

Um belo adro para uma bela igreja


Quem chega de Ouro Preto, vindo de Belo Horizonte, se depara logo com a Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia e seu largo. O risco - como se chamava o desenho projeto técnico - da igreja é atribuído ao arquiteto Manuel Francisco de Araújo. A construção foi iniciada em 1772, e há registros de que, em 1840, a obra ainda não estava concluída.


Arquitetonicamente, a Igreja das Mercês e Misericórdia, também chamada pelos ouro-pretanos de Mercês de Cima, é simples. A fachada tem uma única torre central, construída no século XIX. A estrutura em pedra sabão no frontão representa a Virgem das Mercês de braços abertos, protegendo, com seu manto, os cativos, como é típico nesta ordem religiosa. A obra, executada em 1810, foi atribuída a Aleijadinho, por sua semelhança com os traços do artista. O interior também é simples, mas muito belo.


O adro, que se estende em direção à Praça Tiradentes, é um dos pontos favoritos dos turistas para fotografar a cidade e, também, para fazer selfies. A gente concorda: é um mirante muito bonito para apreciar o centro histórico de Ouro Preto.


A imagem de Nossa Senhora das Mercês foi roubada e, depois, recuperada. Mas isso é história para outro post.



Foto: Leo Homssi

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page