top of page

Uma obra de arte em Ouro Preto



Entre as muitas obras do mestre Antônio Francisco Lisboa que estão em Ouro Preto, uma se destaca: a Igreja de São Francisco de Assis. Neste post, vamos falar de uma pequena parte da igreja, mas que é uma verdadeira obra de arte: os púlpitos.


Os púlpitos são plataformas elevadas utilizadas nas igrejas barrocas para leituras e sermões. Geralmente, ficam na nave, a parte mais ampla das edificações. Entre as várias inovações arquitetônicas que Antônio Francisco Lisboa trouxe para a igreja de São Francisco de Assis, está a posição em que os púlpitos ficam. Eles estão no arco-cruzeiro, a estrutura construtiva que separa a nave da capela-mor, onde fica o altar.


Os púlpitos da Igreja de São Francisco de Assis são esculpidos em pedra-sabão. Instalados um de frente para o outro, apresentam temas diferentes entre os elementos artísticos. Um deles tem a pregação de Cristo em uma barca e o profeta Jonas lançado ao mar. O outro tem os quatro evangelistas: Mateus e Lucas em uma lateral e João e Marcos na outra.


Estamos em setembro de 2020 e, devido à pandemia de Covid-19, a Igreja de São Francisco de Assis está fechada para a visitação. Quando ela for reaberta, visite! Conheça a obra-prima de Aleijadinho e preste atenção a essa joia que são os púlpitos!


Foto: Leo Homssi

140 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page