top of page

Pilsen, um estilo amado no Brasil




As cervejas do estilo Pilsen pertencem à família Lager. No Brasil e no mundo, as cervejas deste estilo são muito amadas e consumidas. Vamos conhecer mais as características das Pilsen?


A cerveja no estilo Pilsen, também chamada de Pilsner, foi criada em 1842, na cidade de Pilsen, na região da Boêmia, na República Tcheca. A criação do estilo é atribuída a Josef Groll, e à sua Pilsner Urquell, comercializada até hoje.


São características das Pilsen a coloração dourada e clara, e também o corpo leve. São cervejas de fermentação baixa, em temperaturas entre 4 e 9 graus Celsius. A região onde a Pilsen surgiu possibilitou que esse tipo de cerveja fosse produzido durante o ano inteiro. O lúpulo Saaz, utilizado na receita da primeira Pilsen, é outra característica deste estilo.


Fazem parte do grupo de cervejas do estilo Pilsen:

Bohemian Pilsener: são feitas exatamente como a Pilsen original. Também são chamadas de Pilsen Checa;

Classic American Pilsner: versão estadunidense da Bohemian Pilsener, a partir da produção de imigrantes checos nos Estados Unidos. São utilizados ingredientes nativos da América;

German Pilsner - Pils: adaptação alemã da Bohemian Pilsener.


No post Ale e Lager: afinal, o que são essas denominações?, nós explicamos quais são as famílias de cervejas e como elas se dividem em estilos. Em outro post, nós falamos de outro estilo bem marcante, O estilo India Pale Ale.



Texto: Douglas Oliveira (sob supervisão de Aline Monteiro Homssi)

Foto: Leonardo Homssi

82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page