top of page

Uma casa de muitos contos



Aqui no blog você já conheceu alguns lugares de Ouro Preto, como o Museu da Inconfidência e o Pico do Itacolomi. Hoje vamos conhecer o Museu Casa dos Contos.


Construída entre os anos de 1782 e 1787, a Casa dos Contos teve como primeira finalidade ser a residência do cobrador de impostos da capitania de Minas Gerais, João Rodrigues de Macedo. Em 1797, a casa passa a ser sede administrativa de Minas. Entre os anos de 1820 e 1844, o local abrigou a casa de fundição de moedas. É daí que surge a denominação “Casa dos Contos”. Não, o nome não está ligado às histórias e lendas, mas é referência ao fato de ser o lugar onde se contava o dinheiro e o ouro dos impostos coletados na capitania.


O edifício foi sede dos Correios e da Caixa Econômica Federal e, também já abrigou a Prefeitura de Ouro Preto e a Receita Federal. Desde 1973, passa a ser o Museu Casa dos Contos, administrado pelo Ministério da Fazenda, abrigando o Ceco - Centro de Estudos do Ciclo do Ouro.


O prédio imponente está localizado no início da rua São José, a principal rua comercial da cidade. Nele, estão pinturas do renomado artista do período colonial, Mestre Ataíde. No Museu, você encontra a linha do tempo da fabricação de moedas e notas do Brasil, além de área dedicada a contar a história do casarão e de Ouro Preto. Outro espaço que compõe o museu é a galeria de arte, que recebe diversas exposições ao longo do ano. No terceiro pavimento existe um mirante, de onde é possível observar detalhes da arquitetura da cidade e descobrir diversas curiosidades. Também há uma solitária ao lado da sala onde morreu o inconfidente Cláudio Manuel da Costa, preso pela Inconfidência Mineira.


A riqueza de detalhes, a arquitetura e histórias que envolvem Casa dos Contos fazem a visita valer muito.


A visitação é gratuita ao local mas, por conta da pandemia, o museu encontra-se fechado.



Texto: Douglas Oliveira (sob supervisão de Aline Monteiro Homssi)

Foto: Leonardo Homssi

70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page